sábado, 14 de abril de 2012

Workshop "Elaboração de Material de Prevenção"

O workshop de “Elaboração de Material de Prevenção” foi ministrado pela Cia do Sol  aos agentes comunitários da cidade de Aparecida do Taboado – MS, em parceria com a Secretaria Municipal de Saude, com o intuito de sensibilizá-los, estimular a criatividade para melhorar a qualidade dos materiais de prevenção e dessa forma melhor atender ás comunidades, principalmente as mais carentes. 

Na primeira parte foram desenvolvidas algumas dinâmicas e alguns exercícios de integração e sensibilização, que levavam á reflexão sobre o tema tratado – Violência Doméstica. 

A partir daí, divididos em grupos, discutiram o assunto, trocaram experiências e definiram o enfoque do trabalho, criando frases de impacto e definindo as imagens que representariam os conceitos a serem trabalhados, sem perder de vista o público alvo. (ao lado) 
Em seguida, os agentes partiram para a execução do trabalho. Nesta segunda etapa foram ensinadas várias técnicas artesanais afim de possibilitar a construção do material idealizado. (abaixo)
 
Um grupo se preocupou com os idosos, outro com as crianças, e os cinco grupos mostraram trabalhos criativos, comunicativos,com imagens fortes e mensagens claras.
Considerando que geralmente quem agride as crianças são as pessoas que deveriam cuidar delas, um dos grupos mostra o mesmo ursinho que dá a mamadeira ao bebe apontando uma arma e utiliza a frase: "O amor não pode causar dor. Quem ama não agride.CUIDA!
Outro grupo optou pela imagem de um palhaço com um olho roxo e duas lágrimas caindo, e a frase:"Estou chorando por voce!"
O terceiro grupo com a frase "Transforme seus momentos de dor em momentos de amor" procurou sensibilizar para a necessidade de buscar ajuda, de não se sujeitar e não aceitar situações de violencia.
O quarto grupo concentrou-se nas questões do idoso e utilizando a frase:" A Juventude Passa. Envelheço, fico invisível" criou uma figura bem eloquente, mostrando uma criança feliz, uma jovem bela e exuberante e uma idosa triste e coberta por um véu de tule que torna sua imagem quase que literalmente invisível. 
O último grupo também enfocou a necessidade de atitude com a frase:"Quem agride tem várias caras. Veja quem pode mudar isto!" colocando vários rostos em tamanho grande, bem diferentes, e uma capa fechando a resposta ao apelo. Ao abrir a capa encontra-se um espelho e a legenda:Denuncie, disque 100.
Os trabalhos foram expostos nas unidades de saúde de Aparecida do Taboado e quinze dias após o workshop foi realizada uma pequena avaliação dos resultados com os agentes que estavam bem felizes com os resultados alcançados. Segundo eles o cartaz diferenciado chamou muito a atenção dos frequentadores dos postinhos, que comentaram, compreenderam as mensagens e se sensibilizaram com as questões abordadas, independente do nivel sociocultural ou da idade.
Cabe a Cia do Sol parabenizar os agentes comunitários pela dedicação com que se empenharam no processo e pela criatividade com que trabalharam o tema, e a Secretaria de Saúde, pela iniciativa. Acreditamos que o conhecimento ainda é o melhor remédio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário