sexta-feira, 9 de março de 2012

A Arte na Educação Formal

Quando se fala em arte na educação já vem logo na cabeça as aulas de Educação Artística e a sua pouca representatividade no desenvolvimento do aluno, e isso gera uma certa descrença quando se fala no Poder da Arte na Educação. 
O que acontece é que o aluno tem contato com um arremedo, uma caricatura da Arte, que se limita as massinhas de modelar e aos desenhos para colorir. A Arte é muito mais do que isso. 
Quantos depoimentos de crianças, jovens e pais falam do desenvolvimento adquirido através da música nos poucos projetos sociais desenvolvidos no país. E a Dança? O teatro então, é o mais rico de todos, afinal reúne a musica e a dança, além das artes plásticas para fortalecer a dramaturgia.
Mas a Arte faz muito mais do que isso. Ela produz a Educação Emocional, o maior problema do século XXI. Basta ligar a TV ou pegar um jornal que vai encontrar pais que matam filhos, filhos que matam pais, alunos matando professores e professores agredindo alunos, a guerra do trânsito, enfim, um completo descontrole emocional.
E ai fica a questão: PORQUE AS ESCOLAS DE EDUCAÇÃO FORMAL NÃO UTILIZAM A ARTE?
Os trabalhos de pesquisa científica sobre o assunto mostram uma evolução surpreendente. Os educadores da Cia do Sol realizaram uma pesquisa entitulada O Poder da Arte na Educação, e durante anos acumularam depoimentos de pessoas de todas as idades, desde crianças acima de 8 anos até idosos de grupos de terceira idade. É unânime a opinião de que a arte os transformou. Timidez, baixa auto-estima, insegurança, são alguns dos fatores reponsáveis pelo desequilíbrio emocional vigente no mundo atual. Quem faz arte se livra destes incomodos rapidamente e desenvolve a concentração, a paciência e a força emocional necessária para enfrentar as adversidades do dia a dia. 
Porque o BULLYNG faz uma criança de 12 anos se matar? Porque esta criança não teve força emocional suficiente para enfrentar a situação. E isto se aprende, se desenvolve, como quase todo o resto.
De que vale tanto CONTEÚDO, se os alunos não aprendem a se relacionar com as pessoas e consigo mesmos? Qual a verdadeira função da Escola? Será que já não está na hora de deixar os CONTEÚDOS para a net e passar a ensinar o que realmente importa? O CONTEÚDO hoje está acessível num click mas não terá nenhuma utilidade para as pessoas desequilibradas pelo descontrole emocional.
Esse é o quadro atual: temos o problema e temos a forma para resolvê-lo. Só falta VONTADE do poder público para unir as duas pontas e melhorar a situação.
Um último questionamento para reflexão: O QUE É EDUCAÇÃO? ACUMULO DE CONHECIMENTOS ULTRAPASSADOS OU PREPARAÇÃO PARA A VIDA?

Nenhum comentário:

Postar um comentário