terça-feira, 6 de março de 2012

Garrafas Pet - Uma Presença Eterna


As garrafas pet começaram a ser produzidas na década de 70, portanto a menos de cinquenta anos atrás, e alguns cientistas acreditam que ela possa durar até 400 anos, sendo que a Wikipédia fala da possibilidade desse material ficar até 800 anos na natureza. Mas pode ser ainda pior. 
Acontece que o plástico não é susceptível a contaminação por batérias, e o único fator degradante que o atinge é o sol. Então, acredita-se que depois de 400 anos aquecendo ao sol e resfriando a noite a garrafa acabe se decompondo.
Digo acredita-se porque se ela é fabricada a menos de 50 anos, não temos como saber com certeza, ainda não testamos na prática. 
Mas e aquela garrafa que, levada pela enxurrada, ficou coberta por uma camada de terra ou outros materiais que impeçam o contato com o sol? Ou então aquela que foi pro aterro, e ficou soterrada no lixo?
Essa talvez não se decomponha NUNCA! Por isso é tão importante TERMOS CONSCIÊNCIA, e não sairmos por ai atirando garrafas plásticas pela janela do carro, nas praças, nas ruas.
Se não mudarmos nossas atitudes as próximas gerações pagarão um preço bem alto! Afinal, para uma espécie que vive em média 70 anos (e nem todos vivem isso), 400 anos é uma eternidade!
Só para dimensionar, Regente Feijó - SP é uma cidade com cerca de 20 MIL habitantes e os alunos das escolas arrecadaram em um mês mais de 100MIL garrafas. Já imaginaram quantas são consumidas no país? Segundo estatísticas, só 47%  é reciclada. O restante? Está por ai, assoreando rios, entupindo galerias de águas pluviais e contaminando os peixes. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário