quinta-feira, 19 de abril de 2012

Workshop "Atuação da Rede no Enfrentamento à Violência"

Com o objetivo de fortalecer a Rede no Enfrentamento à Violência, a Cia do Sol ministrou workshop para os Agentes Comunitários de Aparecida do Taboado, no úlitimo dia 13 de abril.

 Por tratar-se de assunto delicado, os educadores sugerem a utilização de recursos lúdicos, como bonecos ou fantoches. Na primeira etapa do trabalho foi discutida a questão da Rede: o que é, para que serve, como funciona, como deveria funcionar e porque não funciona direito. 
A partir daí foram ensinadas técnicas de construção de bonecos de vara com sucata, e os agentes, divididos em quatro grupos idealizaram e construiram seus bonecos, de forma que os personagens criados possam ser úteis na discussão de vários assuntos. Uma criança, um casal de avós e uma bruxa formaram um elenco bem versátil, considerando-se que a bruxa personifica todos os males que quisermos representar e os personagens reais (a criança e os idosos) podem mostrar qualquer situação de conflito.
Durante o processo artesanal é desenvolvido um trabalho paralelo, instigando os agentes a criarem ou adaptarem casos que conhecem para os bonecos.
Estes bonecos, que pertencem às unidades de saúde, podem ser utilizados isoladamente, para transmitir recados ou estabelecer conversas dificeis com crianças, mas também podem ser utilizados em conjunto, em pequenas apresentações teatrais, que comunicam melhor do que qualquer palestra, cartaz, cartilha ou outro tipo de material gráfico

Através do enfrentamento à violência doméstica, a Saúde tenta prevenir as DANTs (Doenças e Agravos Não Transmissíveis) a saber: pressão alta, diabetes, depressão, obesidade mórbida, stress, que por sua vez podem acarretar enfartos, derrames e afins. Com essa atitude, a Secretaria Municipal de Saúde de Aparecida do Taboado contribui também para uma cultura de paz, auxiliando no combate á violencia de maneira geral, cujo berço é, sem dúvida, a violencia doméstica.

Um comentário:

  1. Parabéns à Cia do Sol pelo trabalho desenvolvido e por fazer da arte uma fonte de informação e aprendizado!
    Abraços.

    “Para o legítimo sonhador não há sonho frustrado, mas sim sonho em curso” (Jefhcardoso)

    Convido para que leia e comente “O FIM DO MUNDO, ENFIM” no http://jefhcardoso.blogspot.com/

    ResponderExcluir