terça-feira, 26 de agosto de 2014

O que é Showlestra?!?

 A Cia do Sol tem como missão utilizar a arte para o bem comum, e há muitos anos desenvolve trabalhos de pesquisa de métodos alternativos de ensino utilizando este poderoso instrumento. Pesquisas indicam que numa palestra convencional, depois de cinco minutos, o público começa a abstrair e não absorve mais as informações que estão sendo passadas.
Por outro lado, neurocientistas afirmam que a memória é formada através da emoção, e que quanto maior a emoção vivida, mais forte é a gravação na memória.
Utilizando-se destas e de outras informações referentes ás questões de aprendizado, a Cia do Sol criou um método novo de ensino informal: as Showlestras.
Reunindo os conhecimentos teatrais acumulados através dos anos de experiência, tanto em apresentações como na formação de atores e os conhecimentos científicos adquiridos em pesquisa acadêmica sobre didática e metodologia do ensino, os integrantes da Cia do Sol desenvolveram palestras animadas, onde um ator/palhaço mostra os comportamentos que precisam ser discutidos, de forma lúdica, leve, divertida.
A platéia relaxa, se diverte e se abre para ouvir as informações mais sérias sobre o referido comportamento. As personagens provocam o que chamamos de "vestir a carapuça", o que faz com que as pessoas percebam seus comportamentos de risco.
Na seqüência, a palestrante discute seriamente os desdobramentos provocados por esse comportamento. As intervenções são curtas, intercalando o cômico e o sério, o que possibilita uma maior concentração por parte do público.  
O método permite discutir assuntos delicados, como violência doméstica ou pedofilia, mas é muito funcional para tratar de qualquer assunto.
Na foto ao lado, com mais de 300 jovens reunidos, a Cia do Sol trata sobre o contraponto Internet X Livros, procurando sensibilizá-los no intuito de alertar sobre as graves conseqüências do uso abusivo da internet, principalmente por crianças e adolescentes, e estimulá-los a procurarem a leitura como uma forma de diversão alternativa e não como uma obrigação escolar.  
A mistura de cenas do cotidiano vistas sob um olhar cômico e pequenas intervenções sérias e reflexivas, ao mesmo tempo em que divertem, alertam, conscientizam de uma maneira leve e lúdica, levando o público a avaliar e repensar seu comportamento e o das pessoas do seu convívio diário.
Esta Showlestra surgiu do desafios proposto pelas Oficinas Culturais Silvio Russo, de Araçatuba e tem sido um sucesso. Da mesma forma a Cia do Sol pode desenvolver projetos novos, de acordo com as necessidades do contratante.
Entre em contato com a Cia do Sol e saiba mais a respeito!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário