O corpo humano é uma máquina maravilhosa, mas precisa de manutenção constante. Já sabemos que a falta de exercício físico causa enfraquecimento e flacidez dos músculos, o que com certeza vai acabar em dor e dificuldade de movimentação. Neste caso também sabemos o remédio: atividade física!
Acontece que o nosso cérebro passa por processo semelhante e se não o exercitamos ele vai se tornando cada vez mais lento, mais preguiçoso, e quando nos damos conta estamos esquecendo as coisas mais básicas.
No início do ano 2000 a Cia do Sol estava coordenando o Núcleo Municipal de Criação Teatral Girassol, e foi solicitado a montagem de um grupo de teatro da 3ª Idade, com os integrantes da UNATI - Universidade Aberta á Terceira Idade. Quando os trabalhos foram iniciados surgiu uma dificuldade que até então não tinha sido imaginada: a memória!
"O Casamento do Seu João" Grupo da UNATI - 2004
Os participantes não conseguiam memorizar os textos e as primeiras montagens foram bem difíceis. Mas com o tempo e os exercícios essa realidade foi mudando até o dia em que uma participante disse no meio de uma conversa: " Minha memória esta muito melhor. Antes eu não conseguia ir no mercado sem uma lista na mão e agora já consigo até lembrar os telefones das minhas amigas."
Essa frase gerou um projeto de pesquisa que resultou na Oficina de Memória. Foram selecionados jogos lúdicos e dinâmicas de grupo específicos para concentração e memória e foram aplicados em um grupo de 30 idosos que não eram integrantes do grupo de teatro, durante três meses.
Os resultados foram surpreendentes e assim surgiu a Oficina de Memória!
Hoje, mais de 10 anos depois de sua criação, a Cia do Sol continua aplicando o método com sucesso, proporcionando diversão e uma verdadeira "musculação" para o cérebro.
Fotos da Oficina de Memória que está sendo realizada no Centro Dia de Santa Fé do Sul.
Nenhum comentário:
Postar um comentário