terça-feira, 26 de agosto de 2014

O que é Showlestra?!?

 A Cia do Sol tem como missão utilizar a arte para o bem comum, e há muitos anos desenvolve trabalhos de pesquisa de métodos alternativos de ensino utilizando este poderoso instrumento. Pesquisas indicam que numa palestra convencional, depois de cinco minutos, o público começa a abstrair e não absorve mais as informações que estão sendo passadas.
Por outro lado, neurocientistas afirmam que a memória é formada através da emoção, e que quanto maior a emoção vivida, mais forte é a gravação na memória.
Utilizando-se destas e de outras informações referentes ás questões de aprendizado, a Cia do Sol criou um método novo de ensino informal: as Showlestras.
Reunindo os conhecimentos teatrais acumulados através dos anos de experiência, tanto em apresentações como na formação de atores e os conhecimentos científicos adquiridos em pesquisa acadêmica sobre didática e metodologia do ensino, os integrantes da Cia do Sol desenvolveram palestras animadas, onde um ator/palhaço mostra os comportamentos que precisam ser discutidos, de forma lúdica, leve, divertida.
A platéia relaxa, se diverte e se abre para ouvir as informações mais sérias sobre o referido comportamento. As personagens provocam o que chamamos de "vestir a carapuça", o que faz com que as pessoas percebam seus comportamentos de risco.
Na seqüência, a palestrante discute seriamente os desdobramentos provocados por esse comportamento. As intervenções são curtas, intercalando o cômico e o sério, o que possibilita uma maior concentração por parte do público.  
O método permite discutir assuntos delicados, como violência doméstica ou pedofilia, mas é muito funcional para tratar de qualquer assunto.
Na foto ao lado, com mais de 300 jovens reunidos, a Cia do Sol trata sobre o contraponto Internet X Livros, procurando sensibilizá-los no intuito de alertar sobre as graves conseqüências do uso abusivo da internet, principalmente por crianças e adolescentes, e estimulá-los a procurarem a leitura como uma forma de diversão alternativa e não como uma obrigação escolar.  
A mistura de cenas do cotidiano vistas sob um olhar cômico e pequenas intervenções sérias e reflexivas, ao mesmo tempo em que divertem, alertam, conscientizam de uma maneira leve e lúdica, levando o público a avaliar e repensar seu comportamento e o das pessoas do seu convívio diário.
Esta Showlestra surgiu do desafios proposto pelas Oficinas Culturais Silvio Russo, de Araçatuba e tem sido um sucesso. Da mesma forma a Cia do Sol pode desenvolver projetos novos, de acordo com as necessidades do contratante.
Entre em contato com a Cia do Sol e saiba mais a respeito!!!

quinta-feira, 7 de agosto de 2014

A Arte de ser Palhaço!!!


"O palhaço é lírico, inocente, ingênuo, angelical e frágil. O palhaço não interpreta, ele simplesmente é. Ele não é uma personagem, ele é o próprio ator expondo seu ridículo, mostrando sua ingenuidade. Na busca desse estado, o ator, portanto, não busca construir um personagem, mas sim encontrar essas energias próprias, buscando transforma-las em seu corpo. Para tanto, cada ator desenvolve esse estado pessoal, de palhaço, com características particulares e individuais.

Embora vinculado aos circos, o palhaço pode atuar também em espetáculos abertos, em teatro, em programas de televisão ou em qualquer outro ambiente. Em várias ocasiões é o personagem que tem a tarefa de entreter o público durante, e com frequência, entre as apresentações, especialmente no circo. É geralmente vestido de um jeito engraçado, com trajes desproporcionados e multicoloridos, com aplicações de pinturas (maquiagens) especiais e acessórios característicos. Entretanto, há diversos tipos de palhaço, como o melancólico, romântico, bufão, mendigo, etc." (Wikipédia) 
 Mas o Embaixador do Riso, muitas vezes assume outras responsabilidades, como no caso da "Maria Brasil". Este palhaço nasceu no início do ano 2000, no espetáculo " O dia em que Maria Brasil foi ao SUS" feito especialmente para um congresso de saúde, e com a missão de alertar para o mau atendimento do SUS. Depois disso, a Maria Brasil saiu dos palcos e foi trabalhar com conscientização em Festas de grande circulação, como Carnaval e Festa de Peão.
Já são 14 anos de trabalho desse palhaço que passeia entre os palcos, as praças e as grandes festas, sempre alertando, conscientizando, ajudando a prevenir.
Maria Brasil já foi mãe, avó, professora, já trabalhou em creche, cuidou de idosos, foi beneficiária do Bolsa Família, ganhou casa de programa social e até já apanhou do marido, na prevenção de Violência Doméstica.  
Ainda hoje, Maria Brasil se apropria do riso para sensibilizar crianças, jovens, adultos e idosos, discutindo os mais diversos temas num trabalho diferente e divertido, as Palestras Espetáculos. Unindo humor e informações, ela segue cumprindo sua missão, levando o público ás gargalhadas e dessa forma, gravando em suas memórias conhecimentos fundamentais para uma boa qualidade de vida.
Parabéns Maria Brasil, pelos 14 anos de muito trabalho e muitas gargalhadas!!!