quinta-feira, 13 de março de 2014

Carnaval de Brotas - 2014

Um show de cidadania!



                 O projeto de decoração das ruas de Brotas para o Carnaval 2014 foi criado e desenvolvido pela Cia do Sol em parceria com a Prefeitura Municipal, através das Secretarias de Turismo, Cultura, Ação Social, Meio Ambiente e Obras.
                   Durante um mês, centenas de pessoas se envolveram no projeto, como as crianças que arrecadaram as garrafas, as alunas dos cursos de artesanato, que participaram das oficinas, assim como vários voluntários e os funcionários de todas as secretarias envolvidas, que juntos, processaram e transformaram em decoração, cerca de 12 mil garrafas pet.
                E quando as cores e as luzes tomaram as ruas da cidade, cada uma destas pessoas sentiu o prazer da realização, o doce sabor de participar de algo maior, de fazer parte. Nos olhos brilhantes e no sorriso largo era possível perceber a satisfação e o orgulho do trabalho realizado. 
               A surpresa pelo resultado obtido mostrou uma mudança no olhar para os recicláveis, trazendo a compreensão do quanto pode ser feito para reutilizar ou reciclar estes materiais que são tão ricos e fáceis de serem transformados em obras de arte e artesanatos dos mais diversos tipos. Essa visão pode resultar na geração de renda, através da produção e comercialização de obras de artes e artesanato, principalmente se considerarmos tratar-se de uma cidade turística.
Dessa forma os ganhos do meio ambiente não serão só momentâneos, mas tendem a aumentar na medida em que as pessoas passarem a utilizar cada vez mais estes materiais que são tão abundantes e de fácil acesso.
Na soma de tudo, temos o Meio Ambiente mais limpo, a Saúde melhor, com menos criadouros de dengue, a Ação Social estimulando a geração de renda, a beleza e originalidade da cidade potencializando o Turismo e a Cultura dando um banho de Arte!