sexta-feira, 9 de março de 2012

A Arte na Educação Formal

Quando se fala em arte na educação já vem logo na cabeça as aulas de Educação Artística e a sua pouca representatividade no desenvolvimento do aluno, e isso gera uma certa descrença quando se fala no Poder da Arte na Educação. 
O que acontece é que o aluno tem contato com um arremedo, uma caricatura da Arte, que se limita as massinhas de modelar e aos desenhos para colorir. A Arte é muito mais do que isso. 
Quantos depoimentos de crianças, jovens e pais falam do desenvolvimento adquirido através da música nos poucos projetos sociais desenvolvidos no país. E a Dança? O teatro então, é o mais rico de todos, afinal reúne a musica e a dança, além das artes plásticas para fortalecer a dramaturgia.
Mas a Arte faz muito mais do que isso. Ela produz a Educação Emocional, o maior problema do século XXI. Basta ligar a TV ou pegar um jornal que vai encontrar pais que matam filhos, filhos que matam pais, alunos matando professores e professores agredindo alunos, a guerra do trânsito, enfim, um completo descontrole emocional.
E ai fica a questão: PORQUE AS ESCOLAS DE EDUCAÇÃO FORMAL NÃO UTILIZAM A ARTE?
Os trabalhos de pesquisa científica sobre o assunto mostram uma evolução surpreendente. Os educadores da Cia do Sol realizaram uma pesquisa entitulada O Poder da Arte na Educação, e durante anos acumularam depoimentos de pessoas de todas as idades, desde crianças acima de 8 anos até idosos de grupos de terceira idade. É unânime a opinião de que a arte os transformou. Timidez, baixa auto-estima, insegurança, são alguns dos fatores reponsáveis pelo desequilíbrio emocional vigente no mundo atual. Quem faz arte se livra destes incomodos rapidamente e desenvolve a concentração, a paciência e a força emocional necessária para enfrentar as adversidades do dia a dia. 
Porque o BULLYNG faz uma criança de 12 anos se matar? Porque esta criança não teve força emocional suficiente para enfrentar a situação. E isto se aprende, se desenvolve, como quase todo o resto.
De que vale tanto CONTEÚDO, se os alunos não aprendem a se relacionar com as pessoas e consigo mesmos? Qual a verdadeira função da Escola? Será que já não está na hora de deixar os CONTEÚDOS para a net e passar a ensinar o que realmente importa? O CONTEÚDO hoje está acessível num click mas não terá nenhuma utilidade para as pessoas desequilibradas pelo descontrole emocional.
Esse é o quadro atual: temos o problema e temos a forma para resolvê-lo. Só falta VONTADE do poder público para unir as duas pontas e melhorar a situação.
Um último questionamento para reflexão: O QUE É EDUCAÇÃO? ACUMULO DE CONHECIMENTOS ULTRAPASSADOS OU PREPARAÇÃO PARA A VIDA?

terça-feira, 6 de março de 2012

Garrafas Pet - Uma Presença Eterna


As garrafas pet começaram a ser produzidas na década de 70, portanto a menos de cinquenta anos atrás, e alguns cientistas acreditam que ela possa durar até 400 anos, sendo que a Wikipédia fala da possibilidade desse material ficar até 800 anos na natureza. Mas pode ser ainda pior. 
Acontece que o plástico não é susceptível a contaminação por batérias, e o único fator degradante que o atinge é o sol. Então, acredita-se que depois de 400 anos aquecendo ao sol e resfriando a noite a garrafa acabe se decompondo.
Digo acredita-se porque se ela é fabricada a menos de 50 anos, não temos como saber com certeza, ainda não testamos na prática. 
Mas e aquela garrafa que, levada pela enxurrada, ficou coberta por uma camada de terra ou outros materiais que impeçam o contato com o sol? Ou então aquela que foi pro aterro, e ficou soterrada no lixo?
Essa talvez não se decomponha NUNCA! Por isso é tão importante TERMOS CONSCIÊNCIA, e não sairmos por ai atirando garrafas plásticas pela janela do carro, nas praças, nas ruas.
Se não mudarmos nossas atitudes as próximas gerações pagarão um preço bem alto! Afinal, para uma espécie que vive em média 70 anos (e nem todos vivem isso), 400 anos é uma eternidade!
Só para dimensionar, Regente Feijó - SP é uma cidade com cerca de 20 MIL habitantes e os alunos das escolas arrecadaram em um mês mais de 100MIL garrafas. Já imaginaram quantas são consumidas no país? Segundo estatísticas, só 47%  é reciclada. O restante? Está por ai, assoreando rios, entupindo galerias de águas pluviais e contaminando os peixes. 

sexta-feira, 2 de março de 2012

Natal de Reis de Corumbá - GO

Na cidade de Corumbá de Goiás, o projeto foi desenvolvido com um aspecto mais religioso. Por ser considerada a Cidade Presépio, o tema da decoração partiu para esse enfoque, com muitas velas, anjos, um presépio estilizado, sem faltar o aspecto lúdico com Casinha de Papai Noel, Trenó com Renas, Presentes enormes e milhares de bolinhas iluminadas nas árvores.
Durante o processo de construção das peças, feitas pela comunidade sob a orientação da Cia do Sol, percebe-se o entusiasmo e a dedicação dos participantes.


E o resultado surpreendeu a todos, até mesmo as pessoas que trabalharam no projeto. 




Com as casas antigas de cenário, as velas ganham um charme especial, e a noite as luzes completam o clima de encantamento.





Se quiser saber mais sobre o projeto, leia também Natal Mágico de Pirenópolis e A Natureza Agradece. Lá tem mais informações, com um descritivo do projeto.